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quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

ESTRADA CUNHA X PARATY - PLANOS DE CONSTRUÇÃO DA RODOVIA EXISTEM A 60 ANOS...



Linha do tempo - ESTRADA CUNHA X PARATY




1660 - Na antiga trilha dos índios guaianas foi aberto um caminho a mando do Governador Geral Salvador Correia de Sá e Bonavide.
Sécs. 17 a 19 - O caminho que liga os portos ao interior do Brasil, foi utilizado para transporte de pessoas e cargas abastecendo de mercadorias (ouro, aguardente, café) e escravos desenvolvendo também o vale do rio Paraíba até 1888, com a abolição da escravatura.
1925 - Abertura de desvio do caminho do ouro partindo do Bairro dos Penha, até Estiva Preta, conhecida como Fecha Nunca. Além de manter fluxo de cargas, animais e pessoas entre Cunha e Paraty, desceu, em 1929, o primeiro automóvel à cidade. Não conseguindo subir de volta, ficou em Paraty(*).
1953 - Início da obra de um novo traçado, paralelo ao caminho do ouro, de pavimentação com cascalho pela S.A. Paraty Industrial. Em seguida, através de decreto do Governador Amaral Peixoto, a estrada foi inserida no sistema viário do estado do Rio de Janeiro. O DER-RJ indenizou a empresa e assumiu a rodovia, inaugurando a RJ 165.
1971 - Assinatura do Decreto Federal n. 68.172 criando o Parque Nacional da Serra da Bocaina englobando 9,7km da RJ165 e exigindo a demarcação das terras do Parque, não feita até hoje.
1976 - Aprovada classificação funcional da estrada como arterial secundária no Plano Rodoviário Estadual.
1985 - DER RJ inicia projeto de pavimentação asfáltica e de recuperação de trechos degradados dentro e fora da área do parque (21km).
1986 - Embargo das obras pelo IBDF atual IBAMA no trecho da estrada que fica dentro do parque.
1988 - DER inicia processo de licenciamento ambiental.
1990 a 1994 - Estudos e levantamento viário ambiental para diagnostico e EIA/RIMA.
1997- Plano de manejo elaborado para o PNSB até hoje não implantado.
1998 - IBAMA recebe o Programa de Sustentabilidade Ambiental da Estrada Paraty-Cunha. BOUERI, Jorge; MARTINS, Nilson Franco; FERREIRA, José Bento. - IBAMA/Universidade de Taubaté. (**)
1998 - A RJ 165 recebe o nome de Rodovia Benedito Telmo Coupê (Dito Coupê) pelo Decreto 24.366/98.
2003 - Inauguração do 2º Marco da Estrada Real, no bairro Penha, Km 8,5 da rodovia Paraty-Cunha, ao lado da antiga escola que passou a ser o Centro de Informações Turísticas do Caminho do Ouro.
2009 - Queda de vários trechos da RJ 165 por ocorrência de uma tromba d'água.



De lá pra cá, o setor de planejamento do DER-RJ já elaborou diversos documentos, inclusive o Estudo Arqueológico para complementar o Plano de Manejo do Parque, tarefa que deveria ser executada pelo próprio IBAMA. Tal exigência foi imposta ao DER-RJ, pois os técnicos do famigerado órgão ambiental alegavam que a estrada poderia cruzar o "Caminho do Ouro". Esta suspeita já foi descartada, uma vez que o estudo não aponta para esta direção, o que já era esperado por todos nós quando os técnicos responsáveis pela investigação do dossiê em prol do titulo de patrimônio mundial da humanidade sugeriram que abandonássemos a propositura que incluia o caminho do ouro ao pleito em razão da sua descontinuidade já no início da trilha e muito antes do trecho da estrada que será pavimentado pelo DER-RJ.
Dentro dos condicionantes fica a responsabilidade da Prefeitura para indicar o local do "Bota Fora", bem como licenciá-lo no INEA e DNPM. A população de Cunha e Paraty  precisa estar unida e se mobilizar para que os desfechos futuros não nos peguem de surpresa. A Paraty-Cunha é nossa e temos que brigar por ela!

     Parece brincadeira mas já se passaram 60(sessenta) anos , onde começaram os estudos para transformarem a estrada real em rodovia, portanto fica difícil acreditar num desfecho desta novela antes de mais 60 sessenta anos.... 
Nenê Policia 




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